segunda-feira, 31 de março de 2008

A GÊNESE e seus complementos!



Conforme escrito na introdução: "Esta obra é, pois, como já o dissemos, um complemento das aplicaçõesdo Espiritismo, de um ponto de vista especial."

Essa semana foi feito a leitura do item 54. O item, indica a leitura do 2º item da Introdução de "O Evangelho Segundo o Espiritismo". Assim, passamos a reunião lendo e entendendo um pouco desse item da introdução do E.S.E.

Bem para quem não leu, só recomendo a leitura e estudo do mesmo. Deixe-me aguçar o sentido de vocês com alguns trechos de assuntos tratados no mesmo:

Já se questionou como os espíritios fizeram durante a codificação para não deixar que a mensagem fosse desmentida em algum ponto do Planeta ? Teriam sido alguns espíritos proibidos de transitar em reigões próximas a Terra ? Teriam sido novamente aprisionados uma legião de espíritos que poderiam levar a codificação a Falência ? Qual a autoridade que os espíritos tinham para influenciar no livre arbítrio do âmbito da fala dos espíritos desencarnados no processo da codificação ?

Como pode ser tão grande o triunfo da difusão da doutrina até os dias de hoje com tantos ataques e tão poucas ferramentas de divulgação da época ?
Bem, achei o texto bastante interessante apesar de já ter lido ele algumas vezes.

Acho que não havia prestado tanta atenção quanto merecia.

A principal característica notada por mim é que "A GÊNESE" assim como outras obras báscias foi escrita sendo pensado que aquele que a leria já havia lido e talvez até estudado os assuntos das obras pretéritas a mesma. Assim, encontramos na obra apenas indicações de itens que se referem ao assunto para consultas de maior observação e assuntos conclusivos. A obra como trago no título se interage com o assunto das revelações da doutrina e do seu objetivo.

O assunto foi de tanto interesse que o Leandro se prontificou a estudar sobre os ataques que o espiritismo recebeu e seu triunfo ao longo do tempo, para analisarmos as peripércias da providência divina e da força da informação.

Semana que vem continuaremos logicamente com o capítulo 1 item 55.
Mudando de assunto: Estava observando, já temos uma boa quantidade de palavras novas no vocabulário com essa leitura tão rebuscada de "A GÊNESE". Que tal fazermos um jogo? Segue um espaço aí do lado com o início do Jogo. Não vale consultar o dicionário!!!

Um abraço a todos que acompanham o blog e Bom Estudo!

Rúbio

3 comentários:

petrina disse...

Gostei muito tanto do blog quanto do que vc postou rubio. Adorei o jogo das palavras e acho que vai ser uma ótima opórtunidade para enriquecermos nosso vocábulo.

Ricardo Marçal disse...

Legal o blog, meninos!
O link para a pagina da AME, entretanto, esta incorreto: o endereço eh www.amecontagem.org.
O endereço a que voces se referem na parte de links eh de uma pagina "misteriosa", cuja origem ainda desconhecemos...
Obrigado pela atençao e, mais uma vez, parabens pelo blog!

Rúbio disse...

Ih Ricardo, desculpe a manota do link. Acabei de corrigir!!!

Obrigado pela visita! Espero que tenha gostado, e assim divulgue!

Um abraço!

Rúbio